História Agora

Os naturalistas do Império: o conhecimento científico de Portugal e suas colônias (1768-1822)

No início de fevereiro recebemos um exemplar da obra Os naturalistas do Império: o conhecimento científico de Portugal e suas colônias (1768-1822), organizada por Magnus Roberto de Mello Pereira e Ana Lúcia Rocha Barbalho da Cruz. A obra é a mais recente vencedora do Prêmio Odebrecht de Pesquisa Histórica Clarival do Prado Valladares, que é anualmente “conferido a um projeto de pesquisa que contribua significativamente para um maior entendimento da formação econômica, sociopolítica ou artística brasileira”.

O tema da pesquisa vencedora do concurso de 2016 inova em trazer para o centro das discussões a participação de Portugal no desenvolvimento dos estudos científicos acerca da natureza, cuja contribuição foi significativa: o país investiu amplamente na formação de pesquisadores e em práticas de organização e análise de exemplares recolhidos em seus territórios (p. 21).  Temas relativos à fauna, à flora, aos minerais e às populações nativas de regiões localizadas fora da Europa eram objetos de estudos sistemáticos nos principais centros de saberes do continente, como a Universidade de Coimbra.

A edição da obra, que ficou a cargo da Versal Editores, merece um comentário a parte. A qualidade do material é extraordinária! O livro vem em uma caixa de plástico personalizada, tem dimensões grandes, 27 cm de largura por 30 cm de altura, é impresso inteiramente em papel couché fosco e, além disso, é rico em imagens, que ilustram documentos históricos, como gravuras, projetos arquitetônicos, desenhos botânicos, mapas, quadros, sempre em altíssima qualidade, que ajudam a compreender melhor os assuntos abordados na obra.  

 

 

O livro possui a colaboração de nove autores, que escrevem sobre as viagens científicas, os jardins botânicos, a Universidade de Coimbra, o desenvolvimento das ciências naturais no Brasil, na África, no Oriente português e, principalmente, em Portugal. Sem dúvida, trata-se de uma grande contribuição para o campo historiográfico.

 

AUTORES

 

Magnus Roberto de Mello Pereira (Organizador)

Ana Lúcia Rocha Barbalho da Cruz (Organizadora)

Alex Gonçalves Varela

André Akamine Ribas

Carla Oliveira de Lima

David Felismino

Eugénia Rodrigues

Lorelai Kury

Maria de Fátima Costa

Robson Bertasso

Acadêmico do curso de História da UFPR. Possui interesse em temas relacionados à História da Historiografia e à História das Ciências Sociais na França. contato@historiaagora.com.br

Comentários no Facebook