História Agora

Dica de Livro: História e Narrativa, organizado por Jurandir Malerba

Clique aqui para comprar o livro: Editora Vozes.

 

No mês de dezembro de 2016, recebemos da Editora Vozes um exemplar do livro História & Narrativa: a ciência e a arte da escrita histórica, organizado pelo professor Jurandir Malerba. O livro é composto por dezoito ensaios inéditos em língua portuguesa, produzidos por autores nacionais e estrangeiros, sobre um debate extremamente polêmico, que envolve a natureza do conhecimento histórico.

Em linhas gerais, o debate em torno da história e da narrativa se desenvolveu na década de 1970, quando houve um questionamento do status científico do conhecimento histórico, oriundo, principalmente, do giro linguístico. A grande crítica desenvolvida por alguns intelectuais afastava a história de uma categoria científica e a aproximava da literatura. De ciência consolidada a um mero construto linguístico, era assim que as discussões se encaminhavam nesse contexto.

Evidentemente que essa controvérsia se manteve viva, suscitando uma série de discussões na comunidade acadêmica.

Os ensaios do livro organizado por Jurandir Malerba apresentam grandes contribuições a esse debate. Alguns textos foram, inicialmente, publicados, entre as décadas de 1980 e 1990, nas principais revistas internacionais de teoria da história, como a History and Theory, por autores de grande referência no assunto, como Jörn Rüsen, Jerzey Topolski, Allan Megill, etc.

Embora sejam textos complexos, que podem apresentar uma leitura difícil, sem dúvida eles trazem discussões bastante interessantes para quem quer se aprofundar no assunto, pois versam sobre temas que vão desde princípios conceituais, como historiologia, narrativa, sentido, ficção, retórica, estética, a questões mais amplas, como a relação entre narrativa e compreensão histórica, literatura e história, e discussões mais pontuais, sobre como a narrativa é trabalhada em autores como Ranke, Hayden White e Paul Ricoeur.

Trata-se de uma obra essencial para nós, estudantes de história ou historiadores, refletirmos sobre o que fazemos quando escrevemos a história.

 

SINOPSE

 

A narrativa em que a história se exprime é um recurso estilístico de síntese de todo o esforço de pesquisa e entendimento que o historiador faz. Os textos deste livro apresentam ao leitor a paisagem do debate contemporâneo quanto à filosofia da história, ao papel da linguagem, ao teor empírico da investigação histórica e às relações entre esses e outros aspectos da historiografia. Autores brasileiros, europeus e americanos, aqui reunidos sob a coordenação de Jurandir Malerba, oferecem ao leitor um precioso horizonte de reflexão sobre a arte de escrever história.

 

DETALHES

 

Formato: 16.0 X 23.0 cm.
Acabamento: Brochura.

Peso: 0,418 kg.
Número páginas: 312.
1ª edição.
Ano de lançamento: 2016.

Robson Bertasso

Acadêmico do curso de História da UFPR. Possui interesse em temas relacionados à História da Historiografia e à História das Ciências Sociais na França. contato@historiaagora.com.br

Comentários no Facebook