Dicionário Online: Os Professores da Faculdade de Letras de Paris (Sorbonne) 1809-1939

A plataforma francesa Persée disponibiliza gratuitamente mais de 700 mil publicações científicas, como revistas acadêmicas, livros e atas de colóquios.

Encontramos neste incrível acervo os dois volumes do livro Les professeurs de la faculté des lettres de Paris – Dictionnaire biographique, organizado por Christophe Charle, um dos maiores nomes da história intelectual francesa.

Trata-se de uma excelente ferramenta para quem desenvolve estudos acerca da história da historiografia francesa ou do sistema de ensino francês, que fornece uma série de dados sobre os professores que passaram pela Faculdade de Letras de Paris, como por exemplo: data de nascimento e de morte, origem social, carreira profissional, posicionamento político e religioso, outras atividades desenvolvidas, prêmios, principais obras publicadas, entre outras informações. Você confere abaixo dois exemplos de como são os verbetes.

 

 

Para acessar as publicações, clique nos títulos a seguir:

Les professeurs de la faculté des lettres de Paris – Dictionnaire biographique 1809-1908.

Les professeurs de la faculté des lettres de Paris – Dictionnaire biographique 1909-1939

Robson Bertasso

Graduando em História pela UFPR. Tenho interesse em temas relacionados à História da Historiografia e à História das Ciências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *